FLÁVIO DINO ACIONA PF APÓS RECEBER AMEAÇAS NA WEB POR VOTO CONTRA BOLSONARO NO STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, solicitou nesta quarta-feira (10) à Polícia Federal a abertura de uma investigação sobre ameaças feitas contra sua vida e integridade física, divulgadas na internet. Segundo o ministro, as mensagens começaram a circular após seu voto no julgamento que pode levar à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Dino destacou que as ameaças fazem referência a eventos violentos ocorridos no Nepal, o que, segundo ele, sugere uma campanha coordenada de incitação à violência. O país asiático enfrenta uma onda de protestos com mais de 25 mortos, ataques a prédios públicos e residências de políticos. O ministro classificou as ameaças como “gravíssimas” e alertou para o risco de que esse tipo de discurso incentive novos atos violentos, como os ataques ao STF em 8 de janeiro de 2023.

Enquanto isso, o julgamento da chamada trama golpista segue no STF. O ministro Luiz Fux votou pela condenação de Mauro Cid por tentativa de abolir o Estado de Direito, mas absolveu o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, de todos os crimes. Em relação a Bolsonaro, Fux considerou que o ex-presidente não pode ser responsabilizado por golpe de Estado, alegando que ele era o “mandatário” do cargo na época dos ataques.

Além de Fux, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já votaram pela condenação dos réus. O julgamento deve continuar nesta quinta (11) e sexta-feira (12), com os votos dos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, e pode ter desdobramentos importantes para o futuro político de Bolsonaro e seus aliados.

Leia também

Leave a Comment